Dom Adair Guimarães, bispo diocesano de Formosa, celebra sexto dia da Novena em honra à Nossa Senhora Aparecida

Foto: Paulo Lacerda

Na tarde de ontem (8), houve a Caminhada pela Vida, um evento para defender os nascituros e manifestar a opinião dos cristãos contra o aborto. Depois do ato, Dom Adair Guimarães, bispo diocesano de Formosa (GO), presidiu a celebração e iniciou pedindo a intercessão de Nossa Senhora. “Rezemos pelos nascituros e pelas mamães que estão aguardando a chegada deles, que já estão em seus ventres. Ave Maria, Virgem poderosa e Imaculada Conceição, Rainha das Vitórias, que vossas lágrimas de sangue destruam as forças infernais do aborto contra os nascituros”.

Já na homilia, ele registrou que o domingo marcava o fim da Semana Nacional da Vida e exaltou a intensa participação e posicionamento das pessoas que fizeram com que o Supremo Tribunal Federal recuasse em relação à discussão e votação sobre o aborto. Ele ainda falou sobre a família, sobre os desafios da Igreja e sobre a importância dos cristãos se manterem firmes e se fortalecerem com auxílio dos sacramentos.

“Os sacramentos são os remédios da vinha. […] Todos nós precisamos dos denários, dos sacramentos. Desde o Papa até o mais simples fiel. Precisamos da confissão, precisamos da Eucaristia, precisamos da Unção, do matrimônio, do sacramento da ordem. […] A vinha de Cristo não dá frutos azedos, mas frutos sazonados para a nossa cura, que são os sacramentos da Igreja”.

Sobre a novena

A programação da novena segue até a próxima quarta-feira (11 de outubro), sempre a partir das 19h30, horário da missa. A cada dia um sacerdote é convidado a meditar o tema do dia, de inspiração mariana, e a conduzir as orações da novena que culmina na celebração da padroeira do Brasil e de Brasília, no dia 12 de outubro.

Hoje, segunda (09), a celebração será presidida pelo padre Roger Luís, da Comunidade Canção Nova.

Vale lembrar que o acesso à Catedral é controlado por meio de ingressos emitidos previamente pela plataforma Sympla. A apresentação do ingresso é obrigatória para a entrada no local. Aqueles que não conseguiram emitir o convite, pode acompanhar a programação diária em espaço reservado na área externa, onde há telão, cadeiras e tendas com venda de lanches e artigos religiosos.

O tema central da novena é “Maria, mãe e rainha das vocações” e o lema é “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc1,38).

Por Andrea Cartaxo