No 4º dia da novena, Pe. Roger convida os fiéis a se aproximarem do coração de Nossa Senhora

Foto:Paulo Lacerda

O quarto dia da novena em honra a Nossa Senhora Aparecida foi conduzido pelo padre Roger Araújo, responsável pelo setor de comunicação da Arquidiocese de Brasília. Logo no início da celebração, ele registrou que, em 21 anos de sacerdócio, essa foi a primeira vez que presidia uma missa no local. Exaltando a mãe de Deus, ele convidou a todos para que se colocassem aos pés de Jesus, por meio de Maria.
Na homilia, ele pediu que todos estivessem próximos de Nossa Senhora, com o coração próximo ao da Mãe. “Eu quero estar sempre perto de Maria, quero estar sempre ao lado de Maria e, mais do que isso, eu quero estar no coração de Maria. Porque, estando no coração de Maria, eu vou estar no coração de Deus”, afirmou.

Ao refletir sobre a primeira leitura, que trata do profeta Baruc, ele falou sobre a dificuldade de se ouvir o Senhor. “Nunca se tornou tão difícil escutar a Deus como nos tempos que nós estamos. Esse mundo está muito barulhento e nós estamos muito ‘barulhados’. Quantas inquietações estamos vivendo?”, perguntou.

Em seguida contemplou a vida de Maria e o sofrimento que ela viveu, afirmando que Nossa Senhora nunca reclamou da vida, das escolhas e da missão que Deus destinou a ela. E pediu que os fiéis não desprezassem seus sofrimentos, lembrando que “o sofrimento é a melhor escola para nos levar aos céus. O sofrimento nos coloca no nosso lugar. […] Deus é fortaleza no sofrimento”.
Por fim, lembrou a história de Nossa Senhora Aparecida, afirmando que Deus se expressou por meio de uma imagem desprezada: uma imagem quebrada jogada fora e que depois foi achada e se tornou fonte de tantas graças. “A imagem restaurada fica melhor que a original, pois Deus faz novas todas as coisas”, afirmou, fazendo analogia com a transformação que Deus pode fazer na vida de todos.

Sobre a novena

A programação da novena segue até a próxima quinta-feira (11 de outubro), sempre a partir das 19h30, horário da missa. A cada dia um sacerdote é convidado a meditar o tema do dia, de inspiração mariana, e a conduzir as orações da novena que culmina na celebração da padroeira do Brasil e de Brasília, no dia 12 de outubro.

Amanhã, sábado (07), a celebração será presidida por padre João Baptista. Vale lembrar que o acesso à Catedral é controlado por meio de ingressos emitidos previamente pela plataforma Sympla. A apresentação do ingresso é obrigatória para a entrada no local. Aqueles que não conseguiram emitir o convite, pode acompanhar a programação diária em espaço reservado na área externa, onde há telão, cadeiras e tendas com venda de lanches e artigos religiosos.

O tema central da novena é “Maria, mãe e rainha das vocações” e o lema é “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc1,38).

Por Andrea Cartaxo